Despreocupadamente: Desafio Aceite 5

sexta-feira, agosto 18, 2006

Desafio Aceite 5

Para não nos ficarmos apenas pelos paraísos perdidos, que se escondem por esse imenso Portugal, deixo-vos algo que já devem conhecer, mas que vale sempre a pena recordar, por ser um dos símbolos nacionais mais utilizados nestes últimos tempos... Nem que seja para olharmos para ela de outra forma, aí está a nossa bandeira, muito bem explicadinha no Portal do Governo:
Após a instauração do regime republicano, um decreto da Assembleia Nacional constituinte datado de 19 de Junho de 1911, publicado no Diário do Governo nº 141 do mesmo ano, aprovou a Bandeira Nacional que substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional (...)

A escolha das cores e da composição da Bandeira não foi pacífica, tendo dado origem a acesas polémicas e à apresentação de várias propostas. Prevaleceu a explicação constante do Relatório apresentado pela Comissão então nomeada pelo governo a qual, num parecer nem sempre heraldicamente correcto, tentou expressar de uma forma eminentemente patriótica este Símbolo Nacional.

Assim, no entender da Comissão, o branco representa "uma bela cor fraternal, em que todas as outras se fundem, cor de singeleza, de harmonia e de paz " e sob ela, "salpicada pelas quinas (...) se ferem as primeiras rijas batalhas pela lusa nacionalidade (...). Depois é a mesma cor branca que, avivada de entusiasmo e de fé pela cruz vermelha de Cristo, assinala o ciclo épico das nossas descobertas marítimas".

O vermelho, defendeu a Comissão, "nela deve figurar como uma das cores fundamentais por ser a cor combativa, quente, viril, por excelência. É a cor da conquista e do riso. Uma cor cantante, ardente, alegre (...). Lembra o sangue e incita à vitória".

Em relação ao verde, cor da esperança, dificilmente a Comissão conseguiu justificar a sua inclusão na Bandeira. Na verdade, trata-se de uma cor que não tinha tradição histórica, tendo sido rebuscada uma explicação para ela na preparação e consagração da Revolta de 31 de Janeiro de 1891, a partir da qual o verde terá surgido no "momento decisivo em que, sob a inflamada reverberação da bandeira revolucionária, o povo português fez chispar o relâmpago redentor da alvorada".

Uma vez definidas as cores, a Comissão preocupou-se em determinar quais os emblemas mais representativos da Nação para figurarem na Bandeira.

Relativamente à esfera armilar, que já fora adoptada como emblema pessoal de D. Manuel I, estando desde então sempre presente na emblemática nacional, ela consagra "a epopeia marítima portuguesa (...) feito culminante, essencial da nossa vida colectiva".
Por sua vez, sobre a esfera armilar entendeu a Comissão fazer assentar o escudo branco com as quinas, perpetuando e consagrando assim "
o milagre humano da positiva bravura, tenacidade, diplomacia e audácia que conseguiu atar os primeiros elos da afirmação social e política da lusa nacionalidade".
Finalmente, achou a Comissão "dever rodear o escudo branco das quinas por uma larga faixa carmesim, com sete castelos", considerando estes um dos símbolos "mais enérgicos da integridade e independência nacional".

3 Comments:

At 18 agosto, 2006 11:04, Blogger Amarelo said...

É bom referir que a nossa bandeira tem 6 cores:
Vermelho
Verde
Branco
Amarelo
Azul
Castanho, poucos o sabem mas a cor que esta de volta da esfera armilar é o Castanho e não o preto... não tendo este significado especial pelo que já li, num sei se é mesmo assim.

 
At 18 agosto, 2006 12:55, Blogger Green Tea said...

outra curiosidade, relatada por um amigo, cuja veracidade nao posso atestar, mas que n deixa de pôr a pensar ...

nas reuniões q precederam a "eleição" da nossa nova bandeira, a facção maioritária continuava a apoiar uma versão essencialmente azul e branca. ora os arreigados defensores deste novo símbolo luso resolveram entao agendar a votação definitiva para um dia em q nao estariam presentes (n sei pq, verdade seja dita) a maioria das pessoas. resumindo, esta bandeira é fruto da vontade de uma minoria ...
e eu gosto :)

 
At 18 agosto, 2006 19:33, Anonymous Anónimo said...

e nao gosto nada de ver a nossa bandeira banalizada em nome do futebol,pois desde miudo sempre
soube respeita-la,tornei-ne homem e
jurei que luta-va por ela mesmo
com o sacreficio da propria vida.viva portugal.mc

 

Enviar um comentário

<< Home