Despreocupadamente: Desafio Aceite 2

quinta-feira, agosto 17, 2006

Desafio Aceite 2






Piodão é a freguesia mais longínqua do Concelho de Arganil (distrito de Coimbra), com 36,36 km² de área e 224 habitantes.

A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”.

Os habitantes são pessoas afáveis, conversadores e sempre prontos a ajudar os outros, dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura. A flora é constituída maioritariamente por: castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna é constituída por: coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.

Nos anos 80, Piódão recebeu o galo de prata, condecoração atribuída à aldeia mais típica de Portugal.

Actualmente, a desertificação das zonas do interior, afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam ás suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.





1 Comments:

At 17 agosto, 2006 17:46, Blogger Lígia Mendes said...

Amarelo, grande sugestão! Já lá estive duas vezes, mas poderia voltar outras 1000, pois é um daqueles lugares onde todos devem ír pelo menos uma vez na vida ;)

 

Enviar um comentário

<< Home