Despreocupadamente: Desafio

domingo, agosto 13, 2006

Desafio



Cá vai mais um desafio, a Despreocupados e Leitores assíduos, que podem sempre dar a sua contribuição no cantinho dos Comentários ;)

A célebre expressão, Portugal no seu melhor, fez-me pensar que poderíamos juntar as nossas descobertas e conhecimentos sobre a pátria e aproveitar este local de partilha para enaltecer algumas das melhores facetas de Portugal. Podem ser lugares, curiosidades, características, desde que sejam NOSSAS!

Lanço o desafio com a minha proposta. Trata-se da aldeia eleita a mais portuguesa de Portugal e, embora ainda não conheça, espero que a vossa curiosidade fique tão aguçada quanto a minha:

Exibe-se, airosa, no alto da íngreme colina. Faz-se difícil, obrigando o visitante a uma subida esforçada, a primeira de muitas, para se deixar apreciar. Curva após curva, Monsanto vai-se revelando aos poucos, segura de que tem muito para oferecer.
Não é para menos: afinal, trata-se da aldeia mais portuguesa de Portugal, aquela que arrebatou a vitória do concurso promovido, em 1938, pelo Secretariado de Propaganda Nacional do Estado Novo, dirigido por António Ferro. Ser, na opinião do júri composto por etnógrafos, poetas e escritores, a mais característica povoação do país, a menos "penetrada pela civilização dos outros", valeu-lhe o Galo de Prata, troféu cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre do Relógio ou de Lucano, um dos seus mais conhecidos monumentos.
Embora tornada famosa por tal feito, Monsanto não é apenas uma espécie de "Miss Portugal" na reforma, que tenta envelhecer conservando a beleza de outrora. Lugar muito antigo, com registo de presença humana desde o Paleolítico, distingue-se, para além do seu passado histórico, pela população, pouco mais de uma centena de pessoas que persiste orgulhosamente em defender as tradições, em preservar a sua identidade.

Para saber mais:
http://www.rotas.xl.pt/1102/a05-00-00.shtml