"Fiel amigo"
Como emigrante que sou (termo discutível, mas não por agora), tive há pouco tempo que defender a causa do bacalhau. Pois, porque a maior parte dos estrangeiros pensa que comemos bacalhau 365 dias por ano e que, quando não é o prato principal, trata-se certamente do acompanhamento. Apesar de tentarmos provar o quanto a nossa gastronomia é mais rica do que isso (aliás, estes comentários só podem ser inveja, da parte de quem só come endívias ou sopa de cebola!), achei que devia prestar uma homenagem ao nosso amigo bacalhau, que tanto tem feito pelos Portugueses, não só por esse mundo fora, como dentro do país, tratando-se de um alimento que já alimentou ricos e pobres, sem distinção. Já para não falar nos incontáveis momentos tradicionais que ainda se mantêm, à volta do bom do bacalhau, na quadra natalícia - hipocrisia, dizem alguns. Eu digo, esperança.
Um pouquinho, então, de História, que abre o apetite a saber mais:
Portugal e o "fiel amigo"
Devemos aos portugueses o reconhecimento por terem sido os primeiros a introduzir, na alimentação, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado".(Auguste Escoffier, chef-de-cuisine francês, 1903).
Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.
Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497. Existem registos de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.
Já em 1596, no reinado de D. Manuel, se mandava cobrar o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho. Também pescavam o bacalhau na costa da África.
O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses tornaram-se os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso dá bem uma idéia do papel do bacalhau na alimentação dos portugueses.
“Os meus romances, no fundo, são franceses, como eu sou, em quase tudo, um francês – excepto num certo fundo sincero de tristeza lírica que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada!”Eça de Queiroz ( carta a Oliveira Martins )
2 Comments:
Gostei!!! e não me encomodaria de comer bacalhau todos so dias
This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»
Enviar um comentário
<< Home