Despreocupadamente: O que é viver?

quinta-feira, março 02, 2006

O que é viver?

Perguntaram-me um dia o que é viver!
Lógicamente que a resposta que me saiu mais expontaneamente foi "O que é viver... bem, isso é relativo."

Mas viver não é relativo, evidentemente que não é. Viver é inventar o dia, é desconhecer o caminho, é transmitir energia pura. Viver é fazer poemas de amor, devolver sorrisos. É acreditar que o bem vence o mal e enfeitar o coração com as cores do arco-iris. É conquistar pessoas e amigos. È transformar a dor em alegria. Sempre. É amar e correr atrás dos sonhos, de uma inspiração ou de um cruzamento que nem sabemos se existe. É ter paz. Viver é procurar o que nos faz bem e procurar o que faz bem a quem gostamos. Viver é redescobrir as coisas belas da vida e trocar um olhar, um sorriso e saber que é uma linguagem universal. É ouvir uma música que nos acalme a alma. Viver é desacelerar e aproveitar o tempo, cada momento de prazer, mesmo que pareça banal.
Viver... é simplesmente ver a vida com o coração.

Mas melhor que as minhas palavras são as de Pablo Neruda, que colocou a questão de outra forma...
"Quem Morre"

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não
encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os
dias os mesmos trajectos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma
nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem evita uma paixão e o seu redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos e os corações aos tropeços.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho
ou amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos
sensatos..."

6 Comments:

At 03 março, 2006 09:22, Blogger Lígia Mendes said...

Viver é acreditar que pessoas como tu, Cristina, que te entregas subtilmente a causas consideradas por muitos como perdidas, ainda andam espalhadas por aí, mesmo que seja em número reduzido. Pois, quando alguém que nos conhece nos toca lá no fundo, é muito bom. Mas, quando alguém que não nos conhece consegue vencer todas as barreiras e fazer-nos acreditar que a nossa existência até faz sentido, é maravilhoso! (Dirão que estamos apaixonadas, não? ;) Obrigada, Cristina, pelo teu exemplo de Vida!

 
At 03 março, 2006 09:26, Blogger Lígia Mendes said...

Mas, claro, não posso deixar este espaço de comentários a um texto tão perfeito sem falar do ser mais importante da minha Vida, o meu querido Irmão. Ele é o exemplo, o meu herói, a minha bóia, mas sobretudo, o meu Amigo, o meu grande Amigo. Não é preciso definir-vos o meu querido Mano, pois tenho a certeza que ele também ilumina as vossas vidas, mas tenho que deixar o meu modesto contributo, dizendo que ele pode não ser o melhor exemplo de Vida, mas ele é o Meu Exemplo e, por isso, mais valioso do que qualquer outro. Que outra pessoa consegue ainda, nos dias de hoje, ser poeta e um ser humano ao mesmo tempo? Sempre unidos, Mano...

 
At 03 março, 2006 09:30, Blogger Lígia Mendes said...

Bem, e como estou inspirada por este post, aproveito para exprimir-vos, com toda a minha sinceridade, um agradecimento infinito pela contribuição que dão ao mundo. Todos vocês, G8, são um exemplo de que a mediocridade ainda não minou toda a juventude. Como é que é possível que, em apenas 8 pessoas, se veja a esperança? Pois é, é isso que vejo no que escrevem, no que exprimem, no que mostram. Por favor, continuem! Viver é isso, é sobretudo isso! (Estou quase a chorar...) Merci.

 
At 03 março, 2006 10:07, Blogger NUVEM said...

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.
É preciso saber Vive-la e ser feliz. (Madre Teresa de Calcutá)
Beijinho grande ****

 
At 03 março, 2006 13:13, Blogger Rogério Junior said...

Ler-vos pela manhã é ter a certeza que vale a pena viver. É acordar e ter razões de sobra para colocar um sorriso nos lábios e enfrentar o mundo. Obrigado Guerreiros da Luz, Amigos e irmãos desta e de outras vidas. Obrigado pelo vosso sorriso, pela palavra, pela lágrima, pelo silêncio. Carpe Diem!

 
At 03 março, 2006 15:04, Blogger Amarelo said...

Estar vivo!
é o contrario de estar morto
(Lili Caneças)

Tb tinha que deixar presença

 

Enviar um comentário

<< Home