Despreocupadamente: Serra da estrela

sábado, fevereiro 25, 2006

Serra da estrela


Já vos disse que tenho um fascinio pela Serra da Estrela?

2 Comments:

At 26 fevereiro, 2006 17:00, Blogger Rogério Junior said...

É! Mas não tive nenhum convite :)

 
At 01 março, 2006 21:51, Anonymous Anónimo said...

A Serra da Estrela

O mais imponente dos maciços montanhosos de Portugal, a Estrela, apresenta – se em forma de planalto, isolada entre as terras do Zêzere e as do Mondego. Parte integrante da cordilheira Central, conjunto de relevos Ibéricos, ela é uma verdadeira fronteira entre o Norte e o Sul de Portugal. Recebe no território influências mediterrânicas, atlânticas e continentais que se reflectem no coberto vegetal e nas diferentes formas de utilização do território.
Uma paisagem de tipo alpino encravada no coração de Portugal, refiro me assim à área do Planalto Central da Estrela. Zonas aplanadas, superfícies polidas, vales glaciares, lagoas, relvados húmidos, são marcas evidentes da glaciação. É um fenómeno de realce, se considerarmos que se trata duma montanha do Sul da Europa, atingido apenas os 1993 metros de altitude.
Com um ambiente hostil à actividade humana, a sua fisionomia é, no essencial, marca pela natureza, sendo apenas utilizados por pastores os relvados naturais – cervunais – como alimento aos gados, nos meses de Verão.
Toda esta originalidade, marca profundamente pela presença humana.
Nos vales de Alvoco e Loriga, na encosta sudoeste da Estrela, depara-se-nos uma paisagem de vales encaixados numa zona de contacto entre o granito e o xisto.
Mas é a noroeste, numa encosta suave com solos de grande aptidão agrícola, que vive a maior parte da população. É a encosta da policultura, da criação de rebanhos e do fabrico do queijo da serra da Estrela.
É a encosta das aldeias em granito. A calçada ou a ponte romana, a casa rural ou mesmo as casas modernas são testemunhos da história da ocupação e adaptação dos povos à vida difícil da montanha.
É assim a Estrela, uma montanha repleta de história que importa conhecer….

Tia Bela

 

Enviar um comentário

<< Home